sexta-feira, 22 de março de 2013

Estiagem deve persistir no RN, informa Meteorogistas


A população do interior do Rio Grande do Norte deve continuar sofrendo com a falta de chuva nos próximos meses. Esta foi a previsão apresentada na quinta-feira (21), por meteorologistas de vários estados do Nordeste, que se reuniram por dois dias no Recife, na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Conforme os estudos realizados pelos meteorologistas, no período de abril a junho de 2013 a previsão de consenso é de chuvas variando de normal a abaixo da média histórica para o setor Leste do Nordeste brasileiro e permanência de chuvas abaixo da média nas demais áreas do Nordeste. Diante desse quadro, o semiárido do nordeste vai continuar com um inverno irregular.
Se forem confirmadas as previsões, o estado do Rio Grande do Norte que possui 95% do seu território localizado no semiárido nordestino, sofrerá a maior seca do século. Os principais reservatórios de água do RN encontram-se com suas capacidades 40% abaixo do normal.
As reuniões de análise e monitoramento do clima no Nordeste acontecem mensalmente e sempre são sediadas em algum dos estados da região. Em abril, Alagoas será a sede. Em Pernambuco, meteorologistas de sete estados nordestinos participaram do evento. Representantes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) também estiveram presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário