quarta-feira, 18 de maio de 2016

CONHEÇA MAIS DO MUNICÍPIO DE ELÓI DE SOUZA COM PADRE SEVERINO



(Luiza) Quais são os benefícios que você teve em viver em Elói de Souza, que você traz ate hoje na sua vida pela criação na cidade?

(Severino) Para mim foi muito importante porque eu tive a oportunidade de conviver com pessoas que já partiram, mas pessoas que deram uma valiosa contribuição para o crescimento da cidade de Eloi de Souza.
Você nasceu, cresceu e viveu em Eloi de Souza. Você poderia falar um pouco da sua família, por ser uma família tradicional da cidade.
A minha família, é uma família das mais tradicionais de Eloi de Souza conta a historia que quem fundou Eloi de Souza foi um senhor com o nome de Manoel Rodrigues vulgo Manoel cabeça branca, esse homem teve dois filhos, um por nome de Firmino que saiu de Eloi de Souza e ninguém sabe o paradeiro dele e uma senhora de nome de mãe mida todos a conheciam assim, ela contraiu o matrimonio e teve três filhas Ana Gomes, dona Chiquinha (família Lins) e Ursulina que é essa que descende a minha família. Pegando os documentos do meu avô eu constatei que ele era neto de Ursulina pelos seus avos maternos, então me dei o trabalho de fazer a árvore genealógica da minha família. 

(Luiza) Como surgiu o município de senador Elói de Souza?

(Severino) Caiada de baixo ela surgiu na 3º década do século é 19, o seu fundador é o seu Manoel Rodrigues, que era descendente da família Rodrigues de Santa Cruz, sabemos que naquele tempo não existia estradas, as estradas eram os leitos secos dos rios. Então vindo de Santa Cruz para natal tomando o rio Jundiaí chegando ali entre tangara e serra caiada, vendo aquela região que era muito fértil e boa para criação de gado, seu Manoel Rodrigues se instalou. Como um bom católico que era conseguiu logo a vinda do padre de Santa Cruz para celebrar a primeira missa, reuniu poucas pessoas que tinha se instalado lá para celebrar, ate então esse pedaço de terra pertencia a São Gonçalo do Amarante que em 1833 tinha tornado cidade. Depois passou a pertencer à macaíba e em 1953 com a emancipação de serra caiada, o então povo de Senador Elói de Souza passou a ser distrito de Serra Caiada. Eu tive a alegria de escrever a letra do hino da cidade, de minha autoria que foi aprovado pela câmara de vereadores, mas o então prefeito na época Kerginaldo não validou, por motivos que só ele sabe e que depois ele me procurou para mandar de novo para câmara porque ele tinha vetado um parecer da câmara, a câmara não teve a autonomia de vetar também o parecer do prefeito, e certo que ele pediu para eu mandar de novo e eu disse que não mandava, enquanto ele fosse prefeito eu não mandaria mais, ele procurasse outra pessoa pra fazer. Mas com a saída dele eu mandarei através do vereador Ozias para aprovar de fato, é de fato, mas não de direito. No hino faço menção a isso ai um novo povoado que surgem as margens do rio Jundiaí.

(Luiza) Agora você poderia falar um pouco sobre as famílias tradicionais e como essas famílias participaram do processo de formação dessa cidade?

(Severino) As famílias mais tradicionais são Gomes de Ana Gomes, Lins de dona Francisca Lins e Ursulina, netas até então do fundador Manoel Rodrigues, destas três famílias descendem as outras. Chegaram outras famílias como Vicente Mauricio veio da Paraíba, família Souza da parte da minha mãe, a família Calisto, entre outras famílias, família Hortêncio, entre outras famílias.

(Luiza) Quais os acontecimentos históricos da cidade e religiosos que aconteceram tanto na época do surgimento da cidade como no tempo que você viveu lá?

(Severino) O primeiro acontecimento histórico que eu gosto de dizer, foi a primeira missa, digo que Elói de Souza, o povo de caiada de baixo, já nasceu católica, celebrando a missa, celebrando a santa eucaristia pelo padre João Jerônimo da cunha. E o fato histórico e muito interessante, esse fato ocorreu no dia 11 de fevereiro de 1838, 20 anos depois Nossa Senhora de Lourdes em uma cidade na frança chamada Lourdes apareceu a uma filha de um moleiro, uma jovem chamada Bernadete, como a devoção se espalhou pelo mundo todo e o fundador chegando aos ouvidos, tomou nossa senhora de Lourdes como santa de sua devoção e o povo atendendo a devoção do fundador resolveu dedicar essa comunidade sobre a proteção de nossa senhora de Lourdes que é padroeira de Senador Eloi de Souza cuja primeira capela foi erguida no ano de 1911, inaugurada em 1911 que era ali onde hoje é aquela praça. Outro fato histórico e religioso é a festa de reis, essa festa ela data do inicio do século passado. Têm-se registros que no ano de 1912 tinha batizados no povoado de caiada por ocasião da festa de reis até então pertencente à macaíba. Segundo a memória viva, essa festa de reis não data somente do inicio do século 20, mas fins do século 19. A festa religiosa mais antiga de Senador Elói de Souza e da região.
(Luiza) Como você vê a situação atual política?
(Severino) O povo de Eloi de Souza tem dois grandes homens, duas cabeças pensantes para escolher quem vai governar nos próximos 4 anos, de um lado Grimalde que é um grande empresário, uma pessoa que sabe direcionar o município e por outro lado o Baia que também é um homem que é uma cabeça pensante um homem bem visto, um homem inteligente que concebe o mundo com outros olhos. Espero que nesse próximo governo  Elói de Souza por estar muito próximo, dentro da capital do estado e como Natal está crescendo muito para Parnamirim, Macaíba o povo está fugindo dos grandes centros para procurar um pouco mais de sossego, então aquelas cidades que ficam mais próximas como bom Jesus e Eloi de Souza ali eu creio que vão crescer.

(Luiza) E qual é a sua visão e opinião de como deve estar Elói de Souza daqui a oito anos, futuramente?

(Severino) Espero que esteja melhor do que está hoje. Lembrar que quando a cidade cresce deve crescer consigo educação, plantar a semente da educação. A educação, saúde, habitação, emprego e renda.
(Luiza) Aqui eu encerro a entrevista com Padre Severino, agradeço pela disponibilidade e espero que eu possa fazer outras entrevistas com você futuramente falando sobre a cidade, as evoluções que a cidade pode ter e é isso.

(Severino) Pois obrigado. 


FONTE: ELÓI DIÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário