sábado, 17 de maio de 2014

Os trabalhadores em Educação de Ielmo Marinho/RN querem saber onde está o prefeito.


"Desde o ano passado que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) Regional de Ceará-Mirim/RN vem solicitando audiência com o prefeito Bruno Patriota (PSD) e não tem sucesso, pois ninguém o encontra e muito menos se tem uma resposta convincente de onde ele atende ou se realmente existe esse compromisso com a população. Os diretores do Sinte-RN Regional já solicitaram via ofício e até mesmo por telefone e até agora nada. Tudo é remetido para a secretária de Educação e, como sabemos, esta secretária existe por mera formalidade, pois não tem autonomia política para responder pela pasta da educação do município de Ielmo Marinho/RN.

Enquanto isso, as reclamações sobre a Educação aumentam; casos como a inconstância e a péssima qualidade da merenda escolar, falta de condições de trabalho, escolas precisando de reforma, a falta de material tecnológico para facilitar o aprendizado dos estudantes do município, além do desrespeito aos direitos dos professores e dos funcionários de apoio. O famigerado Plano de Carreira dos professores até agora não foi cumprido, transportes superlotados nas comunidades, o 1/3 da jornada só foi implantado em algumas turmas por força da Justiça. Os professores do ensino infantil, que no início deste ano foram comunicados que seria implantado o 1/3, até então não foram contemplados, “por que o município não tem condições de implantar alegando que implica em contratação”. 

Não temos nada a ver com isso, a responsabilidade é do município em cumprir a Lei Nacional. Ela é clara: 1/3 é um direito do professor, portanto tem que ser respeitada. O que é interessante é que quando se fala em punir os trabalhadores em educação tudo é ágil e fácil. É só lembrar das perseguições, demissões e os inquéritos administrativos ocorridos nas escolas, orquestrados na gestão do prefeito Germano Patriota.

Este ano novamente foi solicitada uma audiência para o dia 7 de maio e até agora a resposta que temos é que a secretária de Educação irá sentar com o prefeito para dar uma resposta ao Sindicato. Tudo no vazio, pois já sabemos da velha política do banho-maria para que todos morram no cansaço. Agora perguntamos: para que existe um prefeito no município, se ele é ausente e omisso? Será que é só para fazer festinha e enganar a população? Os profissionais da Educação de Ielmo Marinho não precisam sofrer tanto com tanta injustiça e ataques aos seus direito conquistados.

FUNCIONÁRIO NÃO É ROBÔ!

Para atacar ainda mais os funcionários de apoio (A.S.G.s e merendeiros) o prefeito Bruno Patriota obrigou que estes trabalhadores a partir de agora trabalhem por 8 horas. Todos sabem que, ao longo dos anos, estes trabalhadores trabalhavam 6 horas corridas, sem nenhum prejuízo à Prefeitura, mas o prefeito e sua equipe estão dizendo que está cumprindo uma determinação do Ministério Público. Mas até agora não apresentou nenhum documento e nem sequer discutiu com os interessados que são os servidores da educação. Se não apresentou é porque não existe Lei alguma. 

O que existe é um verdadeiro aumento de trabalho, pois os servidores ao cumprir com essa política aumentou sua jornada, tendo em vista que muitos não têm como retornar para casa para o seu descanso, ficam na escola e ao invés de trabalhar por 8 horas, eles estão trabalhando 10 horas. Duas horas a mais e de graça para a Prefeitura. Agora perguntamos: essa política é ou não é transformar os funcionários em robôs? Cadê o direito ao descanso? Agora é na escola? E as famílias desses funcionários, como ficam? Este ataque tem que ser respondido com lutas, pois é inaceitável. Por que não se constrói o Plano de Carreira e Vencimento para esse setor da Educação? Cadê a insalubridade? E o material de proteção? Por que não existe uma política de valorização para esses servidores de apoio na Educação?"

A NOSSA RESPOSTA SERÁ A LUTA. VAMOS FAZER VALER OS NOSSOS DIREITOS

NEGOCIAÇÃO IMEDIATA COM OS EDUCADORES (PROFESSORES, A.S.G.s E MERENDEIROS)


ABAIXO A REPRESSÃO NAS ESCOLAS!

GESTÃO DEMOCRÁTICA JÁ!

CONCURSO PÚBLICO JÁ!


Texto foi adaptado e extraído do Sinte Ceará-Mirim
Fonte: http://sintecearamirim.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário