quarta-feira, 10 de julho de 2013

PROFESSOR DE IELMO MARINHO/RN APOSTA NA REALIZAÇÃO DE PROJETO JUNINO NO ENSINO MÉDIO, COMO UM CAMINHO PARA O “RECONHECIMENTO DA CULTURA POPULAR”.

O Professor Joel da Escola Estadual Ielmo Marinho, realiza Projeto Junino resgatando a cultura nordestina. Tendo como personagem principal " vida e obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião". Confira a entrevista  com Joel.


"Falar da cultura popular pode ser difícil para algumas pessoas e ao mesmo tempo pode ser fácil. Basta olhar um pouco para as características de nossos personagens culturais que poderemos enxergar a nossa vida e a nossa historia. Dentro desses pressupostos nasceu uma de minhas idealizações como professor, da disciplina de Educação Física da Escola Estadual de Ielmo Marinho-RN, surge então o projeto: Manifestações da Cultura Popular – “viva Luiz Gonzaga, viva o Rei do Baião”, onde o principal objetivo é o de aprimorar os conhecimentos culturais ligados ao tema em questão, valorizando os gestos, as tradições e os costumes do povo nordestino, ligando-se a realidade do município de Ielmo Marinho que se encontra em um dos estados desta região.
Na verdade o intuito é fazer com que os alunos entendam a importância e os significados de nossas raízes, levando os mesmos a interpretar, dramatizar e movimentar o seu corpo com as atividades ligadas ao referido projeto que se encerrara com um palco de manifestações artísticas na festa junina da escola. O ano de 2013 esta sendo em nosso estado um dos anos marcados pelas historias, memórias e tradições antigas que contam e encantam todo o nosso povo. Realizo um desses acontecimentos na cidade de Goianinha-RN. Neste município são pessoas como Nadir de Lourdes Matias Dantas (diretora do Colégio Nossa senhora dos Prazeres) que apoiam e incentivam a cultura popular. Neste ano trouxemos para o seu Arraiá (15 de junho) o Tema: “Da vida quero Alegria; do sertão a poesia”. Em Natal-RN a empresaria Ivonete Pereira Guedes (criadora das unidades de ensino IMPACTO), homenageará nos dias 28 e 29 de junho o grupo de forró Clã Brasil, com uma grande festa de são João.
Assim estamos apostando que em Ielmo Marinho não seja diferente, pois a força de vontade da nossa diretora (Neide), de nossos alunos (1ª, 2ª e 3ª series do ensino médio) e todos os professores, orientadores e funcionários, fará com certeza toda a diferença".


Nenhum comentário:

Postar um comentário