quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CRÔNICA - IELMO MARINHO/RN - 51 ANOS DE HISTÓRIA


EU E IELMO, ÓCIO E LEMBRANÇAS


“O ano era 1963, de nome Poço Limpo caracterizado por ter poços de águas cristalinas que se formavam das enchentes do Rio Potengi. Sendo também uma atitude contraditória de lazer e sobrevivência dos habitantes.

Hoje 2014 se fazem necessário a idealização dos 51 anos de sua Emancipação. Um povoado em que cedo apresentava sinais de progresso. Suas famílias viviam basicamente da produção de plantio de algodão e milho.
José Camilo Bezerra, sendo um dos primeiros habitantes, construiu algumas residências e comércios, conseguindo atrair outras famílias para Poço Limpo. Visando um futuro promissor.

Abílio Marinho de Queiroz, fazendeiro bem sucedido nesta época, residente na Fazenda Mariana. Tornou-se líder político, trabalhando em prol das famílias humildes de Poço Limpo. A Família Abílio Marinho, teve um filho de nome “Ielmo Marinho de Queiroz”, ainda muito cedo assumiu a liderança nos negócios, administrando e controlando o plantio de algodão, feijão e milho nas terras dos seus pais.

Percebendo a importância de Poço Limpo onde estava em pleno desenvolvimento, Abílio iniciou um trabalho de mobilização do povo, políticos do estado, para garantir a emancipação do povoado. Sobre as pesquisas coletadas em meio a esse processo Ielmo Marinho de Queiroz prestava o Serviço Militar, mas como em toda a sua vida, tinha uma saúde frágil, sofrendo de uma crise renal, acontecendo fatalmente, vindo a falecer na Casa de Saúde São Lucas em Natal, em primeiro de setembro de 1958.

Sendo uma verdadeira tragédia para a família e os habitantes do lugarejo. Em época de emancipação nada mais interessante depois deste acontecido denominar esse município de Ielmo Marinho, prestando uma homenagem a esse filho ilustre da terra, que sempre trabalhou juntamente com sua família pelas pessoas carentes de Poço Limpo.

Em 27 de agosto de 1963, foi criada então a Lei de N° 2.909 e, feita sua publicação no Diário Oficial do Estado em edição de 28 de agosto do mesmo ano, o município Ielmo Marinho. Em 26 de janeiro de 1964, no Grupo Escolar, foi iniciada a sessão solene de instalação do município. O Deputado da época Valmir Targino leu para os presentes, a lei de instalação de Ielmo Marinho, fazendo assim importante e declarado o novo município, desmembrando-se de São Paulo do Potengi e tornando-se município independente. E finalmente esse brilhante e necessário acontecimento para os Ielmo Marinhenses, foi concedido à palavra ao Deputado Jácio Freire, autor do Projeto e, por fim a nomeação do primeiro Prefeito, Luiz Paulino Soares, assumindo por um ano.

Em 27 de abril de 1971, o Vereador em exercício, Severino Francisco da Silva, criou na sala de sessões da Câmara Municipal o Projeto de Lei n° 05 no mesmo ano, a Bandeira de nossa cidade. Ele justificou que sentiu a necessidade de criar os símbolos para este município, pois estaria em pleno desenvolvimento. Alegou também que passou longos meses trabalhando para este objetivo.

De fato, a bandeira mostra as nossas riquezas. De cor azul (simbolizando o nosso céu), no centro um escudo de cor branca, tendo pintado dois pés de milho e algodão, caracterizando os principais produtos agrícolas do município. Abaixo desses respectivos, estão pintadas duas faixas, introduzindo os rios aqui existentes, Potengi e Camaragibe.

Por fim, não poderia deixar de desejar á minha querida cidade, que os homens e mulheres públicos, assim como os cidadões que vivem, possam tratá-la com mais carinho e cuidado, nessa nova idade de sua historia. Que Deus nos abençoe nessa caminhada e lembre-se de preservar a identidade desta cidade, sempre que as mudanças rumo ao novo se fizerem necessárias; que assim o façam, mas com critérios e visando o bem comum. Feliz Aniversário!”
Josenildo Alves Pessoa




Atualização
üIelmo Marinho, localizado na região agreste do estado. De nome região do Potengí, 48 quilômetros da capital.
üÁrea territorial de 314 quilômetros quadrados.
üPopulação atual: 12.171(IBGE 2010)
üPrefeito em gestão: Bruno Patriota de Medeiros
üProdução per capta: Prefeitura Municipal, Cerâmica “Ouro Branco”, Agricultura, Fabrica de Confecção e Plantações de Abacaxi.
üAltitude da Sede: 65 metros.
üLatitude: 05º 49 “27” sul.
üLongitude: 35º 33 “10” oeste.
üLimites: Norte: Ceara Mirim e Taípu. Sul: São Pedro e Macaíba. Leste: São Gonçalo do Amarante e Macaíba. Oeste: São Pedro e Santa Maria.
üClima: Precipitação Pluviosa: Media 1.000m.
üPeríodo Chuvoso: Abril e Junho.
üTemperatura Média Anual: 27º C.
üUmidade Relativa Anual: 72º C.
üRio Camarigibe: É afluente do Rio Potengi que passa por duas fases, enchente e vazante, é um rio anosmatizado, que não seca totalmente. Este solo é fértil, e é um rio temporário. No leito do rio é arenoso; a estrutura é areia grossa; margem: argilosa; vegetação: caatinga e rasteira
üRio Potengi: Nasce em Serra de Santana, passa por Serro Corá, Ielmo Marinho, Macaiba e São Gonçalo do Amarante, indo desaguar no oceano atlântico. O rio Potengi serve para atividade pesqueira para animais e lazer.
üComunidades: Canto de Moça, Tamuatá, Quermissol, Riacho do Meio, Umari, Vila Marina, Riacho Salgado, Nova Descoberta, Chã do Moreno, Boa Vista, Espinheiro, Telha A e B, Oiticica, Alegria, Pororocas, Laginha, Queimadas, Serrote Coberto, Pacavira, Capivara, Fazenda Nova, Fazenda Potengi, Jacú, Assentamento Lagoa Nova I e II Assentamento São Sebastião I e II, Assentamento Roseli Nunes, Ramadas I a V.


HINO DO MUNICÍPIO
Letra: Nilberto Cavalcanti
Musica: Roberto Lima de Souza

Entre as glebas do solo sagrado, desta terra feliz de Poti, salve Ielmo Marinho banhado pelas águas do azul Potengi. (bis).

O teu solo é uma benção divina de onde brota o trabalho do povo que um futuro de amor se destina do Brasil sempre audaz sempre novo.

Vem da pesca e da espiga riqueza, que abençoa o teu bravo torrão. Que se veste de paz e beleza na brancura do nosso algodão.

Salve! Salve! O teu nome tão forte, que é o espelho do nosso valor, de um feliz Rio Grande do Norte, triunfante em trabalho e amor.


Relação dos Prefeitos que Administraram o Município

·      Luiz Paulino Soares - 1964 a 1965
·      José Valdevino de Mesquita - 1965 a 1977
·      Edgar de Sena Alves - 1978 a 1982
·      Tarcisio José de Lara Andrade - 1983 a 1987
·      Antonio Emanuel (Tonico) - 1988 a 1991
·      Flavio Ribeiro - 1992 a 1995
·      Hostilio José de Lara Medina - 1996 a 2004
·      Germano Jacome Patriota - 2005 a 2012
·      Bruno Patriota de Medeiros – 2013 a 2016


Esse texto foi elaborado para fins de pesquisas sobre o Município de Ielmo Marinho/RN.  


EX-PREFEITO TONICO MENEZES HOMENAGEIA IELMO MARINHO PELOS 51 ANOS.


O maior patrimônio de uma cidade é o seu povo. E é justamente a população de Ielmo Marinho que eu quero parabenizar neste 27 de agosto, data de mais um aniversário do nosso município. 

Tenho muito orgulho do abacaxi que aqui é plantado e das águas limpas que correm nos rios Potengi e Camaragibe. Mas é o povo ielmomarinhense que merece felicitações neste dia tão especial. Essa gente humilde, trabalhadora e guerreira, que enfrenta as adversidades de cabeça erguida e trabalha duro para construir um futuro melhor. Nem sempre é possível, é verdade, mas a esperança de que dias melhores virão se renova constantemente dentro de mim. Deus é conosco, podem ter certeza disso. Parabéns, Ielmo Marinho, pelos seus 51 anos. Muito me honra fazer parte dessa história.

Tonico Menezes 

domingo, 24 de agosto de 2014

RUAS DE IELMO MARINHO/RN RECEBE RECAPEAMENTO ASFÁLTICO - CONVENIO DO MINISTÉRIO DAS CIDADES


A prefeitura de Ielmo Marinho/RN, através do Convenio com o Ministério das Cidades, realizou o recapeamento asfáltico das Ruas José Camilo Bezerra e a Princesa Isabel no centro deste município. O valor do Convenio é de R$ 245.850,00 (duzentos e quarenta e cinco mil, oitocentos e cinquenta reais).  


Confira abaixo o Convenio, a contrapartida da Prefeitura e a Empresa ganhadora da Licitação. Faz um bom tempo que a população da sede espera esse avanço, já que poderia ter sido feito com recursos do próprio Royalties que esse mês passou de 1 milhão.




ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE IELMO MARINHO
COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO
TOMADA DE PREÇOS Nº 006/2014-PMIM / RESULTADO

A PREFEITURA MUNICIPAL DE IELMO MARINHO - RN, torna público, que a licitação epigrafada acima teve com vencedora a empresa AGC CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA, CNPJ. Nº00.999.591/0001-52.

Ielmo Marinho/RN, 02 de junho de 2014.

DANIEL ANSELMO SOARES
Presidente da CPL

Publicado por:
José Jonas Paixão da Silva
Código Identificador:DC06F566

Matéria publicada no DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE no dia 03/06/2014. Edição 1168
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/


ainda de conformidade com o resultado do presente certame, usando das atribuições que nos são conferidas, o prefeito Municipal de Ielmo Marinho/RN, no uso de suas atribuições legais e com base nas informações constantes do processo de licitação em epígrafe, resolve Homologar o procedimento licitatório, e Adjudicar seu objeto à licitante ganhadora a empresa AGC. CONSTRUÇÕES & EMPREENDIMENTOS LTDA - CNPJ: 00.999.591/0001-52. Objeto: Serviços de pavimentação asfáltica em vias públicas e logradouros das ruas José Camilo Bezerra e Princesa Isabel, neste município. Valor: R$ 276.860,58 (duzentos setenta seis mil, oitocentos e sessenta reais e cinqüenta oito centavos).

Ielmo Marinho/RN, 11 de junho de 2014.

BRUNO PATRIOTA MEDEIROS
Prefeito Municipal

Publicado por:
José Jonas Paixão da Silva
Código Identificador:06F61793

Matéria publicada no DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE no dia 30/06/2014. Edição 1186
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/


HENRIQUE LIDERA PESQUISA EM MOSSORÓ/RN COM 11 PONTOS


Pesquisa Seta/Gazeta do Oeste divulgada na edição deste domingo do Jornal Gazeta do Oeste aponta vantagem de 11 pontos percentuais a favor de Henrique Alves na cidade de Mossoró. Confira os números:
Estimulada:
Henrique Alves(PMDB) – 33,3%
Robson Faria(PSD) – 22,3%,
Simone Dutra(PSTU) – 1,6%
Robério Paulino(PSOL) – 1,3%
Araken Farias (PSL) – 0,8%
Brancos e Nulos – 16,7%
Não sabem – 23,9%

A pesquisa ouviu 600 eleitores entre os dias 16 e 17 de agosto, sendo registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo 0013/2014. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

RAFAEL MOTTA HOMENAGEIA ARTISTA PLÁSTICO DO RN.


rafael artista



Câmara Municipal de Natal homenageou na manhã desta sexta-feira (22), em sessão solene para entrega da Comenda Deífilo Gurgel, as personalidades que se destacaram no campo da arte e da cultura em Natal e no Rio Grande do Norte. Dentre os homenageados, por sugestão do vereador Rafael Motta, do PROS, está o artista plástico Flávio Freire.

OITENTA E QUATRO MIL ELEITORES VOTARÃO NO PRIMEIRO TURNO ESTIMA O TSE.


TRE-BA-titulo-atendimentos-itinerantes
Mais de 84 mil eleitores solicitaram à Justiça Eleitoral habilitação para votar em trânsito no dia 5 de outubro, data do primeiro turno das eleições, conforme balanço divulgado hoje (22) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso haja segundo turno na eleição presidencial, 79,5 mil eleitores deverão votar fora do domicílio de origem no dia 26 de outubro. O prazo para habilitar-se à votação em trânsito terminou ontem (21).
São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os estados que mais registraram solicitações para votação fora do domicílio eleitoral de origem. Em São Paulo, foram registrados 24 mil pedidos para votação nos dois turnos. Em seguida, vieram o Rio de Janeiro, com 7 mil solicitações, e Minas Gerais, com 6 mil. O voto em trânsito permite que o eleitor vá às urnas em municípios com mais de 200 mil eleitores, mas só para escolher o presidente da República. De acordo com o TSE, 86 cidades terão voto em trânsito nas eleições de outubro.

MACAÍBA RECEBE HENRIQUE E WILMA


O município de Macaíba/RN, nesta sexta-feira (22), recebeu os candidatos da coligação União Pela Mudança, Henrique Alves (PMDB) e Wilma de Faria (PSB), a caravana realizada no final da tarde pelas ruas do município com os apoios dos ex-prefeitos da cidade Marília Dias (PMDB) e Luiz Gonzaga Soares (PSB), o Luizinho, atual vereador, que expressou a história de serviços prestados de Henrique, candidato do PMDB ao Governo do Estado.
“Se eu fiz um bom governo foi graças à atuação do deputado federal Henrique Alves. Foi a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o mercado, a ZPE (Zona de Processamento de Exportação)”, enumerou Marília, lembrando que Henrique sempre foi o “deputado federal de Macaíba”. Henrique agradeceu o reconhecimento e disse que, após anos estando entre os deputados mais votados de Macaíba, volta agora como candidato ao governo. “Vocês sempre me elegeram deputado com boa votação. Agora, quero ajuda para ser governador e resolver os problemas do município e do estado”, afirmou.

Fonte: blog do xerife

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

DESCASO: COMUNIDADE DE LAGINHA SOFRE COM A FALTA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

A comunidade de Laginha, zona rural de Ielmo Marinho/RN, vem sofrendo há anos com a falta de iluminação pública, o conjunto Tonicão é o mais afetado. As famílias reclamam que não pode estar na suas calçadas à noite, uma escuridão total. O serviço de iluminação pública cabe a prefeitura de Ielmo Marinho, já que a taxa de iluminação é cobrada na conta de energia todos os meses.


A comunidade estar abandonada, além de não ter o direito à iluminação pública, falta pavimentação, lazer, saúde e educação que são bens primordiais ao ser humano.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

IELMO MARINHO/RN: A PERSEGUIÇÃO POLÍTICA CONTRA SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL CONTINUA.

A servidora municipal Ana Késia Ferreira Guedes, vem sofrendo uma perseguição política. Lotada na Biblioteca Municipal da sede do município foi transferida para um galpão hoje denominada Biblioteca Municipal, situada no povoado de Umari.


Sem nenhuma ajuda de custo, se sente prejudicada em poder se locomover para exercer seu horário de expediente já que a Biblioteca Abílio Marinho foi transferida para a zona rural. 



A estrutura desse Galpão é considerada de péssima qualidade para abrigar uma biblioteca, pois a mesma não tem piso, banheiro, água para o consumo e demais uso. Já faz tempo que a biblioteca não recebe acervos de livros novos, os livros antigos a maioria estão encaixados no chão.